Atitudes que podem ajudar

Sempre que há enchentes, e infelizmente a falta de prevenção por parte dos governos tornou este um fenômeno frequente aqui no Rio de Janeiro, há também, por parte de cao em AngraONGs envolvidas com o trato de animais, a preocupação com os bichos domésticos da região.  Quando acontece uma tragédia com uma família, muitas vezes é difícil mesmo priorizar o bichinho em vez de salvar uma criança ou mesmo alguém precisando de ajuda. Se não morrem, os cães acabam desamparados, perambulando pelas ruas pós-enchente. Na última enchente aqui no Rio, em Xerém, não foi diferente. Para oferecer tratamento veterinário adequado em uma situação dessas,  vacinar e alimentar os animais mais necessitados, a WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal), que trabalha em vários países e com a ONU, está desde  sexta-feira passada, com o apoio de voluntários e a parceria da ONG AnimaVida, atendendo  a cerca de 500 animais de companhia. Serão distribuídos medicamentos (vermífugos, antibióticos) e 1 tonelada de ração e vacinas (V8, V6 e antirrábica) para imunização com a ajuda da empresa Merial Saúde. A foto é de Carolina Lauriano/G1. 

=============

Ainda na linha atitudes que podem ajudar, recebi uma mensagem dizendo que todos os copos que serão usados no Rider Weekends, uma espécie de festival de verão que acontece até o dia 27 no Jockey Club, serão biodegradáveis, feitos de papel sem parafina e com tinta formulada à base de soja. As latinhas também serão recicladas:  só no ano passado foram 55 mil. Não é uma atitude para salvar o planeta, nada disso. Mas é um jeito mais consciente de se fazer um evento de grande porte, concordam? Lixo no lugar de lixo, fundamental.

==============

Outra iniciativa sobre animais: tem uma lei ambiental brasileira que permite a permuta entre instituições, de animais que não têm condições de sobrevivência na natureza. Daí que ontem chegaram ao Criadouro de Animais Silvestres da Itaipu Binacional no Paraná duas harpias fêmeas (como esta da foto de Eduardo Perini), vindas do Parque Zoobotânico Vale em Carajás para se juntarem a outras da espécie, também conhecida como gavião-real. É que esta espécie está em extinção por conta dos caçadores de gaviões, e a intenção é que ela se reproduza em cativeiro. Elas estavam sob os cuidados da equipe técnica do Parque, localizado em Parauapebas (PA), desde 2011, quando chegaram encaminhadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de Marabá.

Harpia 3

Sobre ameliagonzalez848

Jornalista especializada em sustentabilidade. Ajudou a criar e editou durante nove anos o caderno Razão Social, suplemento do jornal O Globo, sobre sustentabilidade, que foi extinto em julho de 2012. Assinou a coluna Razão Social do caderno Amanhá, de O Globo. Autora do livro `Porque sim`, sobre casos de sucesso da ONG Junior Achievement. Ganhou o premio Orilaxé, da ONG Afro Reggae. Esteve entre as finalistas como blogueira de sustentabilidade no premio Greenbest com o blog Razão Social, que foi parte do site do jornal O Globo de 2007 a 2012. Foi colunista do site G1 de 2013 a 2020, assinando o blog Nova Ética Social. Estuda os filósofos da diferença, como Fredrick Nietzsche, Gilles Deleuze, Spinoza, Henri Bergson em grupos de estudo no Instituto Anthropos de Psicomotricidade. Crê na multiplicidade, na imanência, na potência do corpo humano e busca, sempre, a saúde. Tem um filho e dois cachorros
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Atitudes que podem ajudar

  1. pedro disse:

    Não só no Rio: a grande máquina estatal só se move por pressão. organizar e pressionar!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s