Assembleia de mulheres marca hoje o início do Forum Social Mundial em Tunis

A partir de hoje e até o dia 30 de março, a capital da Tunisia, Tunis, recebe gente do mundo inteiro para  o décimo segundo Forum Social Mundial. Este ano, além das inúmeras atividades que caracterizam o Forum como um espaço aberto a múltiplas iniciativas e debates sobre temas importantes para a humanidade, haverá um movimento chamado Espaço do Clima. Vai ser uma espécie de Forum permanente, dentro do FSM, para discutir as causas, os impactos e estratégias para tratar das mudanças climáticas, sobretudo com relação aos países pobres.  Segundo o site do Grupo de Reflexão e Apoio ao Processo (Grap), os organizadores desse espaço, as mudanças climáticas são responsáveis por cerca de 400 mil mortes por ano em todo o mundo.

A escolha da cidade onde começou a Primavera Árabe, espalhando para outros países da região um movimento pró-democracia, não foi à toa. Segundo Chico Whitaker, um dos fundadores do FSM, “o grande desafio de Tunis, hoje,  é não abandonar a democracia”.  É preciso lembrar que no mês passado o assassinato do líder de oposição, Chukri Belaïd, fez com que a cidade revivesse movimentos de intensa mobilização social.

—- Os integrantes do  Comitê de Organização do FSM imediatamente se mobilizaram para condenar esse crtime. Um comunicado assinado por mais de uma centena dos membros do Conselho Internacional do Forum assinala que esse crime não poderá frear o processo iniciado pelos democratas tunesinos a quem somos solidários. Estamos convencidos  de que as forças democráticas saberão manter a convicção profunda de preferir a resolução pacífica dos conflitos como caminho para se avançar no processo democrático. E, mais do que nunca, estamos convencidos da necessidade da mobilização internacional para assegurar o sucesso do FSM 2013 — disse Whitaker em entrevista para o site do Grap.

Whitaker acredita ainda que o Forum será uma excelente oportunidade para se conseguir encontrar com pessoas que virão de todos os cantos do país e, assim, saber detalhes sobre a Primavera Árabe.

Fundamentais na Primavera Árabe, as mulheres terão uma forte atuação também no FSM. Hoje, desde as 10h elas estarão reunidas em Assembleia no Campus Universitário de Tunis.  Será um espaço para dividir experiências e para falar sobre as diferentes formas de luta e resistência contra as violações dos direitos das mulheres em todo o mundo.

Depois desta Assembleia, espera-se uma caminhada dos 30 mil participantes e representantes de organizações , redes e movimentos de todo o mundo que sairão da Praça 14 de janeiro. Até ontem, segundo o site do FSM, 4.578 organizações de 127 países se registraram para participar das atividades do Forum. Haverá mil organizaciones se han registrado para participar en las actividades del FSM, además de 30.000 participantes de 127 países repartidos por los cinco continentes. Haverá mais de mil oficinas, 70 espetáculos musicais do mundo todo, cem filmes, 50 exposições e outras atividades.

O encerramento oficial, no dia 30 de março, será marcado por uma marcha de apoio ao povo palestino no Dia da Terra.

Á medida do possível, pretendo ir dando notícias sobre o FSM aqui no blog.

Sobre ameliagonzalez848

Jornalista especializada em sustentabilidade. Ajudou a criar e editou durante nove anos o caderno Razão Social, suplemento do jornal O Globo, sobre sustentabilidade, que foi extinto em julho de 2012. Assinou a coluna Razão Social do caderno Amanhá, de O Globo. Autora do livro `Porque sim`, sobre casos de sucesso da ONG Junior Achievement. Ganhou o premio Orilaxé, da ONG Afro Reggae. Esteve entre as finalistas como blogueira de sustentabilidade no premio Greenbest com o blog Razão Social, que foi parte do site do jornal O Globo de 2007 a 2012. Foi colunista do site G1 de 2013 a 2020, assinando o blog Nova Ética Social. Estuda os filósofos da diferença, como Fredrick Nietzsche, Gilles Deleuze, Spinoza, Henri Bergson em grupos de estudo no Instituto Anthropos de Psicomotricidade. Crê na multiplicidade, na imanência, na potência do corpo humano e busca, sempre, a saúde. Tem um filho e dois cachorros
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s